Páginas

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bruxas?... Nem pensar!!!


Bruxas?... Nem pensar!!!
Aqui em Valejas não entra nem uma bruxa!
Não é que não saibamos que há bruxas bonitas e simpáticas, e nós até gostamos de gatos pretos, aranhas, fantasmas e coisas dessas... Mas ainda não chegou o tempo de falar nelas. Bruxas na nossa sala só lá mais qualquer dia, porque agora...
Agora e mais uma vez nós estamos a festejar o "Pão por Deus". E o que é o Pão por Deus?  Para sabermos o que é, porque é que existe e quais as suas raízes, nós fizemos uma pesquisa no google  e, na wikipédia descobrimos que:
"Em Portugal , no dia de Todos-os-Santos ,  dia 1 de Novembro as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o "Pão-por-Deus" de porta em porta. As crianças quando pedem o "Pão-por-Deus" recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santorinho. Em algumas povoações chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos". Este festa celebra-se desde o ano 1755, quando aconteceu o grande terramoto, para que os povos não se esqueçam dos tempos difíceis que se lhe seguiram."
Pois é isto mesmo que nós estamos a fazer. Como dia 1 de Novembro é feriado, nós vamos pedir o "Pão por Deus" no dia 2, Terça-Feira, mas já o estamos a preparar há alguns dias. E hoje foi o "Dia do Bolinho", em que  levámos para casa, para os nossos pais, "o bolinho" que fizemos ontem e que foi um salame de chocolate, porque ainda não temos forno. Hoje, embalámo-lo e preparámos a receita, porque achámos que os nossos Pais, quando o provassem, iam gostar tanto que iam querer fazer mais. . Querem ver como ficaram os nossos bolinhos depois de embalados?
 
Será que os nossos Pais vão gostar dos nossos bolinhos?
Nós gostámos muito!

9 comentários:

Cristina Lares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina Lares disse...

Pois eu cá acho que devem estar deliciosos.
Beijinhos

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Pois os vossos bolinhos parecem muito bem... e é bom sinal que gostem de manter vivas as tradições, sem irem de modas só por ir...
Mas:
Quanto à pesquisa, vou ter de oficialmente informar a Wikipédia que Portugal não é só Lisboa... pois é, aqui no norte, pelo menos na região mais linda do país, o verde Minho, mais precisamente na cidade de Viana do Castelo, essa tradição do "Pão por Deus" não é conhecida.

Por isso, restou-nos aproveitar a dita globalização e apropriar-nos do Dia das Bruxas, por ser do agrado dos mais pequenos e desconstruir assim alguns receios infundados.

O que é certo é que resultou, tivemos uma bruxa ao vivo e a cores na sala e nenhum dos pequenotes chorou!

Esperamos que o tempo ajude e corra tudo bem na terça-feira.

Bjs, Juca e Sala Fixe

Lenita disse...

Ora, cheguei a qui e a Juca tirou-me as palavras da boca!
Nós por cá apanhamos a boleia das bruxas, que até são uma forte tradição na vizinha Galiza.
Oxalá corra muito bem o vosso "Pão por Deus" na tercça-feira e se divirtam muito.
Bjs.

Lenita disse...

Luz, esqueci-me de te dizer que comemos aranhas...não acreditas???
Ah! Ah!
Acho que voces iam gostar....

Pri disse...

oi, que trabalho legal, venha conhecer meu bloe se quiser participar de um sorteio será uma honra, beijos

Xinha disse...

Bruxas?...Nem pensar!!!???
Nem sequer uma visitinha minha e do meu gato preto? : (

Unknown disse...

O bocadinho que o Rafael deixou estava delicioso!!!! Muito obrigado a todos.

Anabela Santos disse...

Pois eu acho que há lugar para tudo.
O que importa é experimentar, quer seja o tradicional, quer seja a novidade, desde que seja divertido.
Gostei muito de aprender sobre as vossas tradições, que em algumas coisas são tão parecidas com as nossas, em outras, nem por isso.
Beijinhos

Prof. Anabela
BLOGando na Escola